Ao final da primeira semana já foi possível integrar todas as informações iniciais sobre o projeto no documento Termo de Abertura que é descrito asseguir.
1.Condições gerais do projeto
Um grupo de alunos do curso de Gestão de Projetos T45 da Fundação Vanzolini aceitou o desafio de trabalhar em um projeto real para desenvolvimento de um documentário sobre o escultor Caetano Fraccaroli.
O projeto visa resgatar fisicamente e culturalmente as obras do artista, que deixou uma produção escultórica expressiva, sobretudo entre as décadas de 1940 e 1960, deixando uma marca significativa na história da Arte Moderna em São Paulo e no Brasil.
2. Estrutura organizacional
Em comum acordo entre os membros designados para o projeto, a seguinte estrutura foi criada:
Cargo | Função | Responsável |
Gerente do projeto | Função de integrador,fará a interface entre as demais funções do projeto, além de determinar as responsabilidades da equipe. É responsável direto pelos processos de gerenciamento do projeto. | Heitor Oliveira |
Técnico de gerenciamento | É responsável pela produção dos documentos de gerenciamento de projetos, tais como, termo de abertura e encerramento, planos de gerenciamento das áreas de conhecimento, EAP, cronogramas, planilha de riscos, documentos de aquisição, etc. É responsável também pela atualização do blog com todas as informações e desempenho do projeto. | Rogério Teshima |
Produtor de roteiro | É responsável pelo desenvolvimento da narrativa do documentário, atendendo aos requisitos do cliente e principalmente do roteiro de gravação. Acompanhará o processo de filmagem e fotografia garantindo a correta execução do roteiro. | Bruno Mass |
Produtor de filmagem e fotografia | É o responsável técnico pela realização das gravações de cenas, som e fotografia, em acordo com o roteiro determinado. É responsável pela locação e gestão de equipamentos técnicos necessários a sua função. | Juliano Guerra |
Produtor de edição | É responsável por realizar a edição das cenas, filmagens e fotografias e produzir as entregas finais do produto do projeto conforme descrição de requisitos. | Leonardo Magner |
Conforme estrutura acima, o gerente de projetos terá uma equipe de 4 profissionais, podendo, ainda, contratar externos para o projeto.
3. Descrição do projeto
O projeto Fraccaroli tem como necessidade criar um material que possa ser utilizado como campanha para o resgate das obras do artista.
Este material engloba como produto final:
- Vídeo multimídia em 3 versões distintas
- Diaporama
- Apresentação em PPT
Como produto do projeto, decidiu-se separar em dois planos distintos: Roteiro e o Produto em si. Os seguintes requisitos serão necessários para desenvolver o roteiro:
- Vida de Caetano Fraccaroli e importância no cenário artístico nacional;
- Suas obras em espaço público;
- Papel como formador de novos artistas como: Sérgio Ferro, Flávio Império e João Monteiro.
- Papel como formador da FAU, inicialmente era somente a Politécnica.
- Introdução da psicologia gestalt no processo criativo como fator universalizador da arte;
- Sua relação como artista de origem italiana que desenvolveu uma identidade brasileira em suas obras e contribuiu muito para o modernismo no Brasil.
- Suas obras não possuindo custodiante formal.
Já como Produto, teremos os seguintes requisitos:
Vídeo com 3 versões, sendo uma compacta com 3 minutos, outra intermediária com 5 minutos e uma versão completa entre 12 a 15 minutos. Essas versões terão versões diferentes do roteiro podendo ter enfoque diferenciados para públicos distintos.
- Focado em termos de publicidade (ex. vender a ideia de um bom investimento para grandes grupos empresariail).
- Poderá ser cultural (iniciar uma conversa sobre o abandono da obra do artista em concordância com o valor cultural nacional ou ainda entender o contexto histórico do desenvolvimento delas, com a guerra fria.
Esse blog - http://projeto-fraccaroli.blogspot.com/ - foi criado para informar os objetivos do projeto, bem como os passos executados até a entrega do produto final. Isto visa o acesso fácil sobre o a execução do projeto das partes interessadas.
4. Cronograma
O projeto tem início na semana #22 de 2011, tendo como data de entrega do produto na semana #31 de 2011.
5. Principais interessados no projeto
Os principais interessados que terão grande influência no contexto no projeto:
- MuBe
- USP (principalmente a FAU)
- Vera Pallamin, pesquisadora e professora da FAU, atual custodiante informal de parte das obras;
- Rodrigo Naves, crítico de arte;
- Tadeu Chiarelli, diretor do MAC USP;
6. Riscos iniciais
Os riscos identificados no projeto são listados abaixo:
- Dificuldade em desenvolver um bom roteiro para cada versão;
- Ausência total de experiência no grupo experiência em criar, desenvolver e produzir vídeos / documentários;
- Filmar em espaço público com boa qualidade técnica de imagens;
- Qualidade geral do som e das imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário